Num mundo onde a sustentabilidade é cada vez mais urgente, a eficiência energética nas nossas casas assume um papel de destaque. Na Habitat Saudável, defendemos que cada passo em direção a uma vida mais eco-friendly é um passo em direção a um futuro mais promissor. Partilhamos, por isso, 10 dicas essenciais para poupar energia (e dinheiro) em sua casa:
Tire partido da orientação do seu imóvel
Se construir uma habitação de raiz deverá ter em atenção a otimização da exposição solar através de técnicas de arquitetura bioclimática/passiva.
Neste contexto numa “habitação ideal, os quartos devem estar orientados a Este para receber a luz da manhã. As salas, os escritórios e as cozinhas orientados a Sul ou Oeste; e a Norte devem estar localizados os espaços menos nobres como as garagens, oficinas, wc´s, zonas de circulação” in “Uma casa mais saudável, uma família mais feliz”, da “Esfera dos Livros”
Substitua equipamentos e eletrodomésticos antigos
Apostar em tecnologia recente é apostar em eficiência. Equipamentos e eletrodomésticos de classe energética superior não só consomem menos energia, mas também oferecem melhor desempenho e durabilidade. Sempre que possível opte por modelos de classe energética A++ ou superior.
Utilize lâmpadas eficientes
Iluminar a nossa casa é essencial, mas não precisa ser uma fonte de desperdício. Lâmpadas LED ou de baixo consumo podem significar uma redução substancial no seu consumo energético. Lembre-se que a iluminação é responsável por cerca de 10-15% do consumo de eletricidade total de uma habitação.
Invista na melhoria do isolamento térmico
Uma casa bem isolada é sinónimo de conforto e poupança. Investir em isolamento de qualidade para tetos, paredes e pisos significa menos calor desperdiçado no inverno e menos calor indesejado no verão.
Opte por janelas eficientes
Utilize carpintarias/janelas de elevada eficiência térmica, que permitem alcançar um melhor conforto térmico-acústico e consequentemente uma redução da fatura de energia.
Não deixe equipamentos em stand-by
Muitos aparelhos continuam a consumir energia mesmo quando não estão em uso ativo, mas apenas em modo de espera. Desligar completamente estes equipamentos ou usar uma tomada com interruptor pode cortar este consumo desnecessário e reduzir a sua conta de eletricidade.
Evite ter as luzes ou equipamentos ligados quando não são necessários
Hábitos simples como apagar a luz ao sair de uma divisão ou desligar aparelhos que não estão a ser usados podem contribuir significativamente para a redução do consumo energético. Esta prática não só poupa energia, como também prolonga a vida útil dos seus equipamentos.
Durante o dia, sempre que possível, privilegie a iluminação natural
Aproveitar a luz do sol é uma forma eficaz e natural de iluminar os espaços sem recorrer à eletricidade. Além de ser uma fonte de luz gratuita, a luz natural pode melhorar o seu bem-estar e a qualidade do ambiente interior.
Evite abrir desnecessariamente o frigorífico e quando o tiver de fazer seja rápido
Cada vez que abre a porta do frigorífico, o ar frio escapa e o aparelho tem de trabalhar mais para restabelecer a temperatura ideal. Abrir o frigorífico apenas quando necessário e fechar rapidamente ajuda a manter a eficiência energética do aparelho.
Utilize as máquinas de lavar roupa e loiça com a carga máxima indicada pelo fabricante e em programas de baixa temperatura
As máquinas de lavar são mais eficientes quando operam com a carga completa, evitando assim lavagens desnecessárias. Além disso, escolher programas de baixa temperatura pode reduzir o consumo energético, pois o aquecimento da água é uma das principais fontes de uso de energia nestes aparelhos.
Ao implementar estas práticas, estamos não só a aumentar a eficiência energética da nossa casa, mas também a contribuir para um planeta mais sustentável. Juntos, podemos construir um futuro onde o conforto e a sustentabilidade caminham lado a lado. Se precisar de ajuda para adaptar a sua casa, contacte-nos.