Já pensou na relação existente entre o seu quarto e a qualidade do seu sono?
Sabia que cerca de 50% da população tem problemas com o sono, principalmente insónias e cansaço matinal, devido às radiações eletromagnéticas que alteram o ciclo da melatonina?
O que é um sono de qualidade?
Um sono de qualidade é o maior segredo para uma vida saudável, feliz, cheia de energia e vitalidade. Calcula-se, contudo, que cerca de 25% dos portugueses sofram de insónias crónicas, afetando com maior incidência as mulheres e os idosos. O nosso bem-estar físico e psicológico está, sobretudo, dependente de um sono reparador e de qualidade de cerca de oito horas. É de realçar que o sono funciona como um equilibrador do humor e das emoções, permitindo recuperar o corpo e a memória, estimulando a criatividade e aumentando e consolidando a capacidade de aprendizagem.
Quais as consequências das perturbações do sono?
Excesso de peso, doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, hipertensão e risco de cancro, Alzheimer e doenças do foro psíquico podem ser algumas das consequências de quem sofre de distúrbios relacionados com o sono.
Já se questionou sobre as causas que estão na origem destes problemas de sono e das doenças que daí advêm? Vários são os fatores que influenciam a qualidade do nosso sono, desde alimentação, a problemas físicos ou psicológicos, às preocupações do dia-a-dia, etc; contudo esquecemo-nos do quarto… e de facto um dos maiores aliados da qualidade do sono é o nosso quarto de dormir.
O nosso quarto de dormir deve ser entendido como o “Templo Sagrado” de nossas casas, pois é o local onde regeneramos o nosso corpo. Na realidade, passamos aproximadamente um terço da nossa vida no nosso quarto e em específico na nossa cama, a dormir, daí a importância que devemos prestar a este espaço com o objetivo de gozarmos de uma agradável saúde e bem-estar físico, psíquico e emocional.
Enquanto dormimos, no nosso quarto, o nosso corpo executa funções de desintoxicação, regeneração e reparação de acordo com o nosso relógio biológico. Daí o enfoque que devemos dar, ao quarto, como investimento seguro para a nossa saúde.
O quarto deve apresentar algumas características essenciais para que possibilite um sono regenerador e reparador, tais como:
- Ser escuro;
- Estar isento de campos eletromagnéticos;
- Estar isento de radiações naturais na zona onde está a cama;
- Possuir um colchão de boa qualidade;
- Ter uma mobília saudável;
- Efetuar uma correta ventilação do quarto de manhã.
Por tudo isto é essencial que preparemos este lugar com a maior acuidade possível.
Tem dúvidas se o seu quarto é um espaço saudável? Peça-nos um orçamento gratuito aqui e transforme o seu quarto e a sua casa num habitat saudável que lhe proporcione saúde e bem-estar físico, psíquico e emocional.