Foto: Apartamento Valrio | Lisboa | Habitat Saudável
Sabia que os níveis de contaminação do ar da sua casa podem ser até 10 vezes superiores aos do ar exterior de uma cidade? Use plantas naturais e elimine até 87% das toxinas do seu lar com uma peça decorativa natural e com benefícios na sua saúde.
Como descobrir se o ar da minha casa é saudável?
Sonolência, dores de cabeça ou náuseas podem ser uma das consequências da má qualidade do ar interior da sua casa. Também sintomas como irritação dos olhos, nariz, boca e garganta, secura ocular e reações alérgicas na pele podem advir deste fator, podendo mesmo progredir para efeitos mais severos como problemas respiratórios, cardíacos e até hepáticos.
Plantas: o detox para a nossa casa
Já ouviu falar sobre a Fitorremediação? Este é o nome que se dá à capacidade das plantas em purificar um ambiente, eliminando vários compostos tóxicos através da filtragem de substâncias como amoníaco, benzeno e formaldeído.
Além desta qualidade as plantas também minimizam a contaminação acústica, regulam a humidade e mitigam a eletricidade estática. Antes de ir já comprar plantas para casa, leia primeiro a resposta a estas 3 questões essenciais sobre as plantas em casa:
1 – Que plantas devo ter em casa?
O ideal é ter diversidade de plantas em casa, uma vez que cada género é sensível a certo tipo de substâncias e limpa diferentes componentes químicos do ambiente. Algumas das espécies a ter em conta são: Ráfia ou Palmeira-Dama, que aniquila químicos como o amoníaco; Espada-de-São-Jorge, que de noite liberta oxigénio e absorve dióxido de carbono; Planta-das-Fitas, que elimina substâncias como monóxido de carbono ou Espatífilo, que destrói substâncias como acetona e benzeno.
2 – Onde devo colocar as plantas?
Coloque uma planta em cada 10m2 nas zonas onde passa mais tempo, como o quarto, sala de estar e cozinha. Tenha também uma planta nas zonas de constante libertação de toxinas, como perto de lareiras ou de fogões a gás.
3 – Ter plantas no quarto faz mal à saúde?
Bill Wolverton foi quem desmistificou este mito, uma vez que comprovou que as plantas têm o papel inofensivo na saúde humana. Este cientista da NASA, estudou como as plantas ajudam a limpar o ar dentro de casa e defendeu que ter plantas no quarto é benéfico, porque:
- Melhoram a qualidade do ar, ao absorverem toxinas e libertarem oxigénio
- Ajudam a dormir melhor, ao criarem um ambiente mais fresco e puro
- E também trazem uma sensação de calma e bem-estar
Na prática, duas pessoas dormirem no mesmo quarto produzem mais dióxido de carbono do que se esse mesmo quarto estiver repleto de plantas. O importante é escolher bem as plantas que ficam no quarto.
Artigo adaptado do artigo original escrito para o blog Simply Flow by Fátima Lopes